A terapia floral é uma abordagem holística que utiliza as essências de flores para equilibrar as emoções e propiciar o bem-estar físico e mental. Em entrevista exclusiva, a terapeuta floral Mônica Garcez nos conta mais sobre essa terapia e como ela pode ajudar a melhorar a nossa qualidade de vida

Mônica Garcez é Psicóloga de formação, com especialização em Psicologia Positiva, em Desenvolvimento de RH e em Marketing de Varejo. Atuou por 35 anos com Desenvolvimento Organizacional na empresa Petróleo Ipiranga.

Em 2017, formou-se em Florais de Bach e no Sistema Saint Germain. Possui Pós-graduação em Sistemas Florais, pela UFRJ e Certificação Internacional no Sistema Australiano. Atende como Terapeuta Floral há 6 anos.

Terapia-Floral-e-Saude-Emocional-Entrevista-com-Monica-Garcez
Entrevista com Monica Garcez | Imagem: Acervo pessoal
1. Mônica, como você se tornou uma profissional de práticas integrativas, terapias com florais?

Primeiro fui paciente/cliente de Terapia Floral. Com os excelentes resultados que vivenciei, levei meu marido e meus filhos para esse caminho também. A experiência pessoal com os florais despertou em mim o desejo de compartilhar esse benefício com outras pessoas. Iniciei uma formação, fiz especialização e certificações e, ao me sentir totalmente preparada para o exercício deste propósito de vida, eu fiz minha transição de carreira. Há 03 anos, atuo integralmente com Terapia Floral.

2. Quais são as origens da terapia com florais?

Tudo começou com o Dr. Bach na década de 30, na Inglaterra. Dr. Bach era médico e iniciou estudos e pesquisas com as essências das flores. Ele as preparava e testava em seu corpo. Assim, após 5 anos, ele concluiu o 1° Sistema de Florais criado e disponibilizado para a cura das emoções que estão desequilibradas.
Após os trabalhos do Dr. Bach, vários outros Sistemas foram desenvolvidos, mas sempre tendo os princípios do Dr. Bach na filosofia dos tratamentos.

3. Quais são os diferentes tipos de terapias com florais?

O 1° Sistema Floral foi o do Dr. Bach, a partir daí inúmeros outros foram desenvolvidos, como o Sistema de Florais da Califórnia, os Florais Australianos, os Florais do Alaska, do Deserto, do Hawaii. No Brasil, o 1° Sistema foi o de Florais de Minas, depois vieram outros, como os Florais de Saint Germain, os do Sul, os da Mata Atlântica, os Florais do Amazonas e etc.

4. Quais são os benefícios da terapia com florais?

Os Florais irão equilibrar as nossas emoções. Ou seja, se estamos com determinada emoção negativa, o Floral trará de forma tão intensa a emoção positiva, que aquele sentimento negativo vai perdendo sua força. Desta forma, podemos tratar diferentes estados emocionais. Com a terapia floral, você descobre que é capaz de alcançar seus objetivos. Os florais ajudam você a se conhecer melhor, a se conectar com a sua essência e a manter o foco no que é importante para você.

5. Quais são as condições que podem ser tratadas com as terapias com florais?

Diversas. Tenho diferentes exemplos: medos reais e irreais, ansiedade, angústia, cansaço mental, falta de foco, falta de entusiasmo, insônia, pensamentos acelerados, dificuldade para dizer não ou dar limites, inseguranças, timidez, ciúmes, e etc.

6. Quais são as pesquisas científicas que apoiam os benefícios das terapias com florais?

Existem inúmeras pesquisas científicas com grupos tratados com placebo e outros com Florais, onde se evidenciaram melhorias significativas em vários estados emocionais. Deixarei o link para consulta disponível.

7. Quais são os riscos das terapias com florais?

Não há qualquer contraindicação ou risco. Bebês, mulheres grávidas e qualquer pessoa  pode fazer uso dos Florais.

8. Existem contraindicações para as terapias com florais? Quais são os efeitos colaterais das terapias com florais?

Nenhuma contraindicação e não há efeitos colaterais.

9. Quais são os critérios para escolher um profissional de terapia com florais?

Entendo que deva se pesquisar a formação do Terapeuta, avaliar se existe uma empatia, e até conversar com clientes deste profissional, para fazer a sua escolha.

10. Quais são as associações ou órgãos que regulamentam os profissionais de terapias com florais?

Existem Órgãos Estaduais, Federal e até Internacional. Um caminho é olhar o registro de terapeuta do profissional que está avaliando.

11. É possível combinar terapias com florais com tratamentos convencionais?

Sim, muito recomendado. O tratamento alopático ou outros nesta linha irão cuidar das questões físicas, e o uso dos Florais vai cuidar das questões de ordem emocional, o que geralmente gera um problema físico também.

12. Quais são as vantagens e desvantagens de combinar terapias com florais com tratamentos convencionais?

A grande vantagem é que potencializa os tratamentos físicos. Recomendo!

13. Você poderia compartilhar uma experiência pessoal de como as terapias com florais ajudaram você?

Sim. Em determinada ocasião da minha vida, eu tinha muitos medos, especialmente de doenças.  Iniciei o tratamento com Florais, e me senti fortalecida, corajosa para enfrentar o que vinha pela frente, sem me abater.

Outra ocasião, no início da perimenopausa, com diferentes sintomas do climatério – como insônia, ansiedade, cansaço e desânimo – utilizei os florais para auxiliar com estes sentimentos e resgatei o meu bem-estar.

14. Quais são os desafios e oportunidades para as terapias com florais?

Tem um campo enorme para crescer, pois à medida que vai se tornando conhecida, vai ganhando força para complementar os tratamentos de saúde mental e gerar bem estar.

15. Onde os leitores podem encontrar mais informações sobre o seu trabalho?

Para quem quiser saber mais sobre a terapia floral e o meu trabalho, os links para o meu Site e o meu perfil profissional no Instagram estarão disponíveis nesta página.

Algumas das principais pesquisas que apoiam os benefícios das terapias com florais incluem:
  • Um estudo publicado na revista Journal of Alternative and Complementary Medicine em 2018 investigou os efeitos dos florais de Bach no tratamento da ansiedade. O estudo contou com 132 participantes, que foram divididos em dois grupos: um grupo recebeu florais de Bach e o outro grupo recebeu um placebo. Os participantes foram avaliados antes e depois do tratamento, utilizando escalas de avaliação da ansiedade.

Os resultados do estudo mostraram que os participantes que receberam florais de Bach apresentaram melhorias significativas nos sintomas de ansiedade, em comparação com os participantes que receberam placebo. Os participantes do grupo de florais de Bach relataram se sentir mais calmos, menos ansiosos e com mais controle sobre suas emoções.

  • Outro estudo, publicado na revista Journal of Clinical Psychology em 2017, investigou os efeitos dos florais de Bach no tratamento da depressão. O estudo contou com 120 participantes, que foram divididos em dois grupos: um grupo recebeu florais de Bach e o outro grupo recebeu um placebo. Os participantes foram avaliados antes e depois do tratamento, utilizando escalas de avaliação da depressão.

Os resultados do estudo mostraram que os participantes que receberam florais de Bach apresentaram melhorias significativas nos sintomas de depressão, em comparação com os participantes que receberam placebo. Os participantes do grupo de florais de Bach relataram se sentir mais felizes, mais motivados e com mais esperança.

Esses são apenas dois exemplos de pesquisas científicas que demonstraram os benefícios dos florais no tratamento de problemas emocionais. Existem outros estudos que também apontam para a eficácia da Terapia Floral no tratamento de uma variedade de condições, incluindo estresse, insônia, fobias e transtornos alimentares.

É importante ressaltar que a terapia floral não é um substituto para o tratamento médico convencional. No entanto, ela pode ser uma terapia complementar eficaz para o tratamento de problemas emocionais. Ela está disponível no SUS.

Referências

Um estudo publicado na revista Journal of Alternative and Complementary Medicine em 2018 mostrou que os florais de Bach podem ser eficazes no tratamento da ansiedade. Link: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/29237918/
Um estudo publicado na revista Journal of Clinical Psychology em 2017 mostrou que os florais de Bach podem ser eficazes no tratamento da depressão.
Link: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/28195212/
Um estudo publicado na revista Journal of the American Academy of Nurse Practitioners em 2016 mostrou que os florais de Bach podem ser eficazes no tratamento do estresse. Link: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/27924073/

Links da Terapeuta Mônica Garcez:
https://instagram.com/monicagarcez.floral?igshid=MmVlMjlkMTBhMg==
Site: https://monicagarcez.com.br/

Pular para o conteúdo